sábado, 27 de fevereiro de 2010


UMA NOVA DÉCADA

Parece que depois de uns anos 80 conturbado e a década seguinte se consolidar como uma década onde arrumamos a casa em meio a grandes novidades economicas no mundo, onde tentamos assimilar desde então a globalização, a primeira década do século XXI ja começou a colher frutos. Foi assim que Mirian Leitão em seu espaço no Bom Dia Brasil defendeu na última quinta (25).

Enquanto o Brasil conseguiu de maneira mais que satisfatória em relação a Crise Mundial, a maior crise de todos os tempos, até mesmo ao Crack de 29, alguns países da Europa não podem dizer a mesma coisa. Surpresa muito grande em ver países da UE caindo e entrando em crises.

Enquanto o Brasil vai bem, obrigado, a Grécia está no caminho contrário. O próprio Governo diz que não há mais dinheiro e para que eles saiam dessa crise, pedem apenas € 27 bilhões. Ora, eles não têm dinheiro nem para trinta dias. Quem vai emprestar esse dinheiro para um país que deve 100% do seu PIB e tem défict público de 12,7%. E, cabe salientar, que a União Européia exige que os países fiquem em torno de 3%.

Além da Grécia, ontem tem o caso mais sério, países como a Irlanda, Espanha e Portugal também estão em crise. A Irlanda cortou gastos salariais, na Espanha o desemprego é recorde e em Portugal, graças a um incentivo de qualificação da mão-de-obra, onde as pessoas recebiam para estudar.

Em contrapartida, a Alemanha, país mais rico da UE, pede para que na Grécia haja uma revisão de sua Previdência, visto que, as pessoas se aposentam com 63 anos e na Alemanha a aposentadoria é com 67 anos.

O caso de uma Previdência fazer um estrago na economia de uma país é sentido aqui no Brasil, apesar de estarmos bem, mas a maior fatia de nosso PIB é destinado a pagar essa conta.

Confesso que achei a UE sempre uma grande potência, mas devido a esses fatos, começo a temer por isso, visto que, o maior problema dessa União é o enfraquecimento de sua moeda. O Euro.

Pesquisas feitas na Alemanha e Holanda, comprovaram que países de pensamentos tão diferentes, deveriam se adequar a essa cultura de saber gerir melhor seus gastos públicos e que a Grécia deveria voltar a sua moeda corrente Nacional. O Dracma.

Com todo esse receio e por fantasmas de 1923, onde a Alemanha teve hiperinflação, eles já cogitam a idéia de voltar ao Marco e, acredito, que em outros países que estão bem de suas contas, também devem estar pensando o mesmo.

Mas... E o Brasil?

Pois bem, o Brasil deixou de ser um país emergente e assim como os pertencentes da sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e agoram puxam a economia mundial e seguirão assim daqui em diante. E o Brasil só irá se consolidar mesmo, quando investir mais em Educação.

Quem afirma isso é o economista Jim O’Neil, criador da sigla BRIC.

Então, caros leitores e amigos. 2010 começa com todas as oportunidades para nosso país e nessa década, com certeza, seremos um país desenvolvido, isso se nossos líderes pensarem em EDUCAR. O que, espero muito, que isso aconteça logo.

Colham seus frutos e acreditem cada vez mais que é preciso ter planejamento sempre.

César Braga

Um comentário:

  1. Caro César. Primeiramente parabéns pela qualidade do blog.

    Ler a reportagem com ênfase na economia, algo tão trabalhado nas nossas aulas, me alegra. Uma crítica bem fundamentada, com opinião formada, certamente enriquece o ponto de vista dos leitores.

    Mais uma vez minhas congratulações.

    Grande abraço.

    Prof. Eduardo Saldanha

    ResponderExcluir