sábado, 6 de fevereiro de 2010



BOMBEIRO É UM ADMINISTRADOR?


Por razões óbvias, penso o contrário. Afinal, um bom administrador é aquele que consegue fazer ações de precaução as pessoas nas quais protegem para elas possam sempre estar bem informadas e evitar certos deslizes que somente quem não tem informação comete. Mas quando tais deslizes são cometidos, lá está o bombeiro, quero dizer, o administrador para apagar o incêndio.

Há pessoas na qual converso que dizem que Administração é muita filosofia e as vezes, até parece um livro de auto-ajuda. Olha! Não tiro a opinião de vocês, mas quem consegue ter relações interpessoais sem usar a inteligência emocional? Aposto que as pessoas que estão entendendo a idéia dessa co-relação entre essas duas profissões estão absorvendo melhor essa idéia.

Um bombeiro usa das ferramentas corretas para obter sucesso em suas atividades e assim é com nós, administradores. Usamos de todas as ferramentas possíveis para cada situação e para isso acontecer de uma maneira eficáz precisamos ter o conhecimento da existência delas. O que muitos que se dizem administradores, nem sabe pronunciar o nome delas.

O maior problema da grande maioria das entidades que conheço são má administradas. É, simplismente, a falta pessoas qualificadas para assumir tal posto de liderança. E isso não vem somente com boa oratória ou grande network. Pelo contrário, isso se faz com conhecimento técnico. Um empreendedor alcança a liderança e tem pensamentos inovadores, mas ele só irá se sustentar caso tenha embasamento e força de vontade de sempre buscar cada vez mais.

Comparações a parte, insisto em bater na mesma tecla que os administradores, sendo profissionais ou não, devem estar preparados e bem "armados". Pois a cada dia que passa enfrentamos surpresas com nossos clientes, seja eles internos ou externos.



César Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário