quinta-feira, 22 de outubro de 2009


ENTRANDO NOS TRILHOS

O Rio Grande do Sul estará entrando nos trilhos. É assim que pretendemos, segundo o Dep. Jerônimo Goergen (PP), com a criação da FERROSUL. Com a aprovação do projeto de viabilidade assinado pela Governadora Yeda Crusius o RS terá 238 municípios fazendo parte da malha ferroviária que ligará nosso Estado com o Brasil além de Chile e Bolívia. Passará por aqui o desenvolvimento, porque acredito eu que a os trens são um meio de transporte mais barato para o escoamento de grãos. Esses "bichinhos" poderão atingir a incrível velocidade de 160 km/h e usando dessa velocidade o Dep. também pretende estender esse projeto não só para o escoamento de grãos, mas para transporte de passageiros, servindo de trunfo para conseguir a verba necessária para isso junto ao BNDES e investimento privado. Afinal, serão aproximadamente R$ 3 bilhões para concretizar todo esse projeto que na verdade já existe.

No Paraná existe essa idéia, que o Dep. nada fez do que estender até o RS. Os planos eram de ligar Paraná com Mato Grosso e o Oeste de Santa Catarina (FerrOeste). Esse projeto não foi alterado de fato, porque o acordo dessa extensão da malha foi feito na cidade de Nonoai, lugar onde o RS se "comunicará" com o resto do país. Em torno de quatro anos estará dando início a grandes oportunidades para todos, inclusive até para nós de Santiago.

Somos uma cidade que desenvolveu através dos ferroviários e acho que ainda será a saída para crescermos de vez, trazendo prosperidade para toda a nossa micro-região. Motivo de orgulho para todos nós, sabermos que novamente podemos mencionar essa palavra: prosperidade. Repito essa pelo simples motivo de não mencionarmos normalmente por aqui. Só mencionamos ela em final de ano em cartões de "boas festas".

2014 está aí e assim como a Copa do Mundo, a malha ferroviária e outros tantos investimentos que serão feitos podemos esperar dias melhores e prósperos para aqueles que acreditarem realmente que precisamos nos mexer e entrarmos nos trilhos do desenvolvimento.



César Braga

Um comentário:

  1. E aí!
    Grande amigo!
    Parabéns pela iniciativa de montar um blog!
    Já tem este companheiro como seguidor!
    Grande abraço!
    Pasini

    ResponderExcluir