domingo, 18 de julho de 2010



EXPOETAS OU FEIRA DAS LETRAS

O Nome nesse momento inicial não é relevante, o que realmente deve se analisar nesse caso é a ideia do Presidente da Casa do Poeta de Santiago, Giovani Pasini, -Entidade no qual sou Diretor Administrativo - lançou no último programa da Casa na Central FM.

A idéia, segundo ele, é de dar valor a Feira do Livro que tradicionalmente organizamos, para dar lugar a algo bem maior. Um evento que transcenda os livros e integra a cultura num modo geral, para quem conhece e já participou, seria uma Feira dos Artistas com griff.

Segundo Pasini "Nosso município merece uma Feira do Livro que seja à sua altura, argumento de uma nova lei. A nossa feira não deve ser fruto de uma simples reunião comercial, onde livrarias se juntam para vender obras. Tampouco é uma atividade da prefeitura, de suas secretarias e de heróis isolados. Ela deve ser um evento regional, reconhecido por todo o centro-oeste do RS, como ocorre em Passo Fundo; um momento onde as artes deveriam se encontrar. Para isso, necessita-se do envolvimento das pessoas e instituições (públicas e privadas): das escolas, das universidades, das entidades culturais, da mídia e do povo. Deve, portanto, ser um anseio de toda uma sociedade."

Com tanto apoio que existe a cultura no estado e no país e com um bom projeto podemos muito bem captar algum recurso necessário a fazer essa feira, o que falta em muitos casos é o envolvimento de pessoas, pois em um projeto muito grandioso, o que necessita é que líderes dos mais variados segmentos se envolvam nessa causa.

Pois os benefícios de uma feira pode trazer vantagens aos mais setores mais diversos. Uma grande feira, coloca no mapa uma cidade, pode ser um produto para turismo, visto que a construção do aeroporto está sendo feita e 2014 está aí. Trará recursos para a cidade, ou seja, é dinheiro de fora que movimentará hotéis, comércio, enfim... Gerará dezenas de empregos temporários. Há uma porção de coisas boas.

Mas, isso só acontecerá com trabalho. E o que pedimos de momento é que apenas a comunidade, representada por seus líderes, demonstrem voto favorável a tal atitude. Porque o resto, conversamos depois.

Juventude com Atitude e Casa do Poeta já estão enganjados. Alguém mais?


Forte abraço a todos.



César Braga

2 comentários:

  1. Excelentes ponderações sobre o assunto César!
    Grande abraço,
    Lígia.

    ResponderExcluir
  2. Uma ideia brilhante essa do Pasini e tão brilhante quanto a tua defesa caro amigo!!

    Vamos lá!! Avante Santiago, vamos comprar essa ideia!!!

    Abraços

    ResponderExcluir