terça-feira, 13 de julho de 2010


JOVEM E A POLÍTICA: REALIDADE OU UTOPIA?

É ano eleitoral... E o país todo parou acompanhando os "pitacos" do polvo Paul e vuvuzelas durante a Copa do Mundo FIFA. A desilusão com a política, principalmente entre os jovens, já não é novidade... Ela nos faz querer esquecer tais tragédias e nos preocuparmos com momentos bons e raros, como os jogos da Copa. Afinal, não sabemos qual a o time sairá vencedor, mas sabemos que os políticos que irão se eleger, nas próximas eleições, serão os do mesmo saco de outros que roubaram e foram pego de calças curtas e valiosas roupas íntimas. Como fazer com que o povo em geral, em especial os jovens, voltem a acreditar e lutar por ideais políticos?

O mercado nacional tem aberto muitas vagas gerenciais para jovens com menos de trinta anos, demonstrando o enorme potencial que nossa geração possui na questão de liderança. Mas, atualmente, as maiores demonstrações de liderança que vejo dos jovens é de formar comunidades em sites de relacionamentos, de organizar festas ou de correr atrás de trio-elétricos em época de carnaval. Contudo, não vejo nem meia dúzia de jovens se revoltando e pondo a cara na rua para protestar contra a alta carga tributária de nosso país.

Muito reclamamos de nosso Brasil, mas o que fizemos para mudá-lo? A verdade é que estamos mais acomodados do que nunca e se o país está desta forma, o culpado somos nós que votamos em incompetentes como os quais que aparecem em escândalos. E pior: pouco ligamos na hora de escolher nosso representante, fato disso é que a maioria dos eleitores não sabe em quem votaram na eleição passada.

A população de jovens de nosso país é estarrecedora, com certeza temos mais força que outros grupos etários no que se diz a mudança de nosso país. Nossa juventude tem quebrado vários conceitos e pré-conceitos e isso se chama ATITUDE. Somente assim que as coisas acontecem, com pessoas de atitude, e quando o jovem tiver essa capacidade de indignação e tiver a atitude de deixar apenas de falar e criticar, com certeza, o meio onde você viverá melhorará. Verás a diferença de ser massa de manobra e será um agente transformador. Quando chegar a esse nível você estará fazendo a melhor coisa, que é a política séria e a de resultado, e não a política da corrupção.

Faço parte de grupos que fazem eventos sem fins lucrativos em beneficio da sociedade e, acredite: o maior benefício que tiro é o aprendizado de vida e a experiência em meu currículo. Digo isso, porque as pessoas tendem a não gostar de fazer algo para os outros quando não há retorno, mas quem pensa assim esta muitíssimo errado. Empresas escolhem pessoas por sua capacidade de ser pró-ativo e não por você ser um acomodado social que pensa que entrando em uma comunidade ou colocando alguma frase em seu nick de MSN mudará o mundo todo.

Seja sensato e esperto, não utópico. Quando dizem que nós, jovens, somos o futuro da nação, não quer dizer que vamos mudar o país sozinhos. Mas, se cada um mudar o mundo em que vive nossa geração será conhecida como a geração Juventude com Atitude e não como a Acomodada. Sejamos pessoas melhores e tenhamos atitudes... Confio em você!

Texto publicado na Revista TRI de Ijuí-RS.


Por: César Braga

Um comentário:

  1. Pois é amigo, senti vergonha de mim mesmo ao ler teu texto (texto muito bom por sinal, infelizmente estou entre aqueles que se revoltam com o que vêem mas ainda assim nada faz para lutar pela mudança. Me indiguina a desigualdade, a injustiça o abandono social, mas ainda assim nnão faço nada de efetivo para mudar, embora acredite que está na hora de começar a me envolver. Abraço
    Juliana

    ResponderExcluir