domingo, 25 de julho de 2010


CASA DO POETA DE SANTIAGO
NOTÍCIAS


Sexta passada, 23, no auditório do Centro Empresarial de Santiago, houve uma cerimônia de entrega de certificados referente ao I Curso de Poesia da Casa, ministrado pelo Prof. Alessandro Reiffer, Diretor de Literatura da Casa.


Além da entrega de certificados, onde quinze alunos aventuraram-se nas noites frias e úmidas da Terra dos Poetas entre os dias 20 a 23 do corrente mês, a cerimônia serviu para mostrar a comunidade de Santiago eventos que a Casa do Poeta está inserida.


Bom, nossa cidade carrega do Epíteto de "Terra dos Poetas" já adianto e digo-lhes que somos mais que isso e nossa missão, como Entidade, é de espalhar essa mensagem. Pois, também acreditamos que a Cultura e Educação são laços essenciais na construção de um indivíduo pensante e atuante, um ser de atitude - que tanto escrevo-.


As novidades, sem mais delongas são essas:


- Projeto de Letras da URI-Santiago entitulado "Santiago do Boqueirão, Seus Poetas quem São?", assina parceria com a Casa do Poeta de Santiago onde muito nos orgulha tal acordo que, entre outros tratados, ficará de maneira permanente a exposição de seu trabalho na nova sede da Casa do Poeta. Aberto ao público para pesquisa e visitações.


- A CPS após muito esforço, tem uma sede própria. Ela será inaugurada no dia 13 de agosto e ficará localizada na esquina das ruas Silveira Martins e General Canabarro.


- O CILAM (Centro de Integração Latino Americano), através de uma reunião em Coritiba-PR apresentou o projeto "Caminho Missioneiro Jesuítico" que intregará os países onde os jesuítas percorreram. Esse enorme projeto está dividido em sub-projetos como: Economia, Turismo, Cultura, etc... A CPS é responsável, por todos os países em organizar e executar o projeto na questão Cultural. Onde informaremos eventos em cidades pertencentes ao Caminho na qual entramos em contato tão logo.


- Entregamos uma Ata de APOIO - é sempre bom salientar isso - a SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) onde em seu conteúdo está que as Entidades que assinaram, dedicarão a difundir, apoiar e incentivar a Feira do Livro de Santiago, um evento onde a SMEC tem esforços
sobre-humano para melhor atender a Comunidade e a mesma, não incentiva e reconhece tal feito. Por isso, nossa solidariedade e empenho.


- Tivemos a presença de um participante do I Forum Latino Americano que realizamos em janeiro passado aqui em Santiago, no qual ele veio, especialmente, convidar a comunidade para o III Encontro de Escritores do Mercosul que se realizará em sua cidade (Virassolo) na Argentina nos dias 28 a 31 de outubro desse ano.


Enfim, estou muito orgulhoso e feliz por fazer parte dessa Entidade. Espero que com essas ações que estamos fazendo, melhore um pouco mais a nossa comunidade.




Forte abraço a todos.


Att;


César Braga

terça-feira, 20 de julho de 2010


ATENÇÃO!


SIIC abre inscrições


O Seminário de Iniciação Científica será realizado no Campus da URI, em Santiago, nos dias 28 e 29 de outubro com o tema “Sustentabilidade, Biodiversidade e Avanços Tecnológicos”. Um momento singular para a discussão conjunta de diversas áreas do conhecimento.


São esperados entre 700 a 800 participantes, de empresas, da comunidade, estudantes e pesquisadores. Simultaneamente ao XVI SIIC acontecerá a “Feira de Iniciação Científica”, a qual tem como objetivos estimular e desenvolver o pensamento científico e a criatividade decorrentes das condições criadas pelo confronto com os problemas de pesquisa em empresas, universidades, escolas de ensino médio e institutos tecnológicos; revelar talentos humanos dedicados à pesquisa, à inovação e ao empreendedorismo; incentivar o espírito de equipe e de empreendedor; mobilizar recursos financeiros para auxiliar estudantes e profissionais que procuram alternativas inovadoras para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.


Por ser um evento que congrega Unidades de diversas localidades do Estado do Rio Grande do Sul, o SIIC conta periodicamente com a participação de pesquisadores e discentes de outras instituições de ensino superior.


Segundo o professor Claiton Ruviaro, Coordenador do Seminário “O número de participantes neste evento tem crescido continuamente nos últimos anos, refletindo o incremento da atividade de iniciação científica e o esforço feito para dinamizar este evento, dando a ele a importância que merece no cenário da pesquisa realizada na Instituição. Até o momento, as comissões estão em fase de estudos e implantação, para poder realizar o SIIC, como, sempre, da melhor forma e que ocorra a contento de todos”.


Para realizar a sua inscrição, acesse: http://siic.urisantiago.br/

Texto retirado do blog: www.urisantiago.blogspot.com

domingo, 18 de julho de 2010



EXPOETAS OU FEIRA DAS LETRAS

O Nome nesse momento inicial não é relevante, o que realmente deve se analisar nesse caso é a ideia do Presidente da Casa do Poeta de Santiago, Giovani Pasini, -Entidade no qual sou Diretor Administrativo - lançou no último programa da Casa na Central FM.

A idéia, segundo ele, é de dar valor a Feira do Livro que tradicionalmente organizamos, para dar lugar a algo bem maior. Um evento que transcenda os livros e integra a cultura num modo geral, para quem conhece e já participou, seria uma Feira dos Artistas com griff.

Segundo Pasini "Nosso município merece uma Feira do Livro que seja à sua altura, argumento de uma nova lei. A nossa feira não deve ser fruto de uma simples reunião comercial, onde livrarias se juntam para vender obras. Tampouco é uma atividade da prefeitura, de suas secretarias e de heróis isolados. Ela deve ser um evento regional, reconhecido por todo o centro-oeste do RS, como ocorre em Passo Fundo; um momento onde as artes deveriam se encontrar. Para isso, necessita-se do envolvimento das pessoas e instituições (públicas e privadas): das escolas, das universidades, das entidades culturais, da mídia e do povo. Deve, portanto, ser um anseio de toda uma sociedade."

Com tanto apoio que existe a cultura no estado e no país e com um bom projeto podemos muito bem captar algum recurso necessário a fazer essa feira, o que falta em muitos casos é o envolvimento de pessoas, pois em um projeto muito grandioso, o que necessita é que líderes dos mais variados segmentos se envolvam nessa causa.

Pois os benefícios de uma feira pode trazer vantagens aos mais setores mais diversos. Uma grande feira, coloca no mapa uma cidade, pode ser um produto para turismo, visto que a construção do aeroporto está sendo feita e 2014 está aí. Trará recursos para a cidade, ou seja, é dinheiro de fora que movimentará hotéis, comércio, enfim... Gerará dezenas de empregos temporários. Há uma porção de coisas boas.

Mas, isso só acontecerá com trabalho. E o que pedimos de momento é que apenas a comunidade, representada por seus líderes, demonstrem voto favorável a tal atitude. Porque o resto, conversamos depois.

Juventude com Atitude e Casa do Poeta já estão enganjados. Alguém mais?


Forte abraço a todos.



César Braga

terça-feira, 13 de julho de 2010


JOVEM E A POLÍTICA: REALIDADE OU UTOPIA?

É ano eleitoral... E o país todo parou acompanhando os "pitacos" do polvo Paul e vuvuzelas durante a Copa do Mundo FIFA. A desilusão com a política, principalmente entre os jovens, já não é novidade... Ela nos faz querer esquecer tais tragédias e nos preocuparmos com momentos bons e raros, como os jogos da Copa. Afinal, não sabemos qual a o time sairá vencedor, mas sabemos que os políticos que irão se eleger, nas próximas eleições, serão os do mesmo saco de outros que roubaram e foram pego de calças curtas e valiosas roupas íntimas. Como fazer com que o povo em geral, em especial os jovens, voltem a acreditar e lutar por ideais políticos?

O mercado nacional tem aberto muitas vagas gerenciais para jovens com menos de trinta anos, demonstrando o enorme potencial que nossa geração possui na questão de liderança. Mas, atualmente, as maiores demonstrações de liderança que vejo dos jovens é de formar comunidades em sites de relacionamentos, de organizar festas ou de correr atrás de trio-elétricos em época de carnaval. Contudo, não vejo nem meia dúzia de jovens se revoltando e pondo a cara na rua para protestar contra a alta carga tributária de nosso país.

Muito reclamamos de nosso Brasil, mas o que fizemos para mudá-lo? A verdade é que estamos mais acomodados do que nunca e se o país está desta forma, o culpado somos nós que votamos em incompetentes como os quais que aparecem em escândalos. E pior: pouco ligamos na hora de escolher nosso representante, fato disso é que a maioria dos eleitores não sabe em quem votaram na eleição passada.

A população de jovens de nosso país é estarrecedora, com certeza temos mais força que outros grupos etários no que se diz a mudança de nosso país. Nossa juventude tem quebrado vários conceitos e pré-conceitos e isso se chama ATITUDE. Somente assim que as coisas acontecem, com pessoas de atitude, e quando o jovem tiver essa capacidade de indignação e tiver a atitude de deixar apenas de falar e criticar, com certeza, o meio onde você viverá melhorará. Verás a diferença de ser massa de manobra e será um agente transformador. Quando chegar a esse nível você estará fazendo a melhor coisa, que é a política séria e a de resultado, e não a política da corrupção.

Faço parte de grupos que fazem eventos sem fins lucrativos em beneficio da sociedade e, acredite: o maior benefício que tiro é o aprendizado de vida e a experiência em meu currículo. Digo isso, porque as pessoas tendem a não gostar de fazer algo para os outros quando não há retorno, mas quem pensa assim esta muitíssimo errado. Empresas escolhem pessoas por sua capacidade de ser pró-ativo e não por você ser um acomodado social que pensa que entrando em uma comunidade ou colocando alguma frase em seu nick de MSN mudará o mundo todo.

Seja sensato e esperto, não utópico. Quando dizem que nós, jovens, somos o futuro da nação, não quer dizer que vamos mudar o país sozinhos. Mas, se cada um mudar o mundo em que vive nossa geração será conhecida como a geração Juventude com Atitude e não como a Acomodada. Sejamos pessoas melhores e tenhamos atitudes... Confio em você!

Texto publicado na Revista TRI de Ijuí-RS.


Por: César Braga

segunda-feira, 12 de julho de 2010



FESTA DO GRÊMIO - GERAL DE SANTIAGO - 4 ANOS

A Geral do Grêmio de Santiago estará promovendo uma super festa no próximo dia 24 de julho, a partir das 23h, no Greminho (bairro Maria Alice Gomes). É a primeira festa organizada pelos torcedores do Grêmio, oportunidade em que será comemorado também os 4 anos da Geral Santiago. Várias bandas do estado já confirmaram presença, entre elas a Banda da Geral de Porto Alegre.

Na festa, haverá show com a Banda Black Rivers e depois, boate com dj's. Será escolhida também a Garota Gremista. A grande novidade é que os organizadores estão arrecadando roupas para serem doadas a familias carentes do município. As doações serão recolhidas até o dia da festa.

Se você é gremista, garanta já o seu ingresso. Os antecipados estão à venda na Academia Revigor, com a Banda Black Rivers e com os promouters. Mais informações: 9605-7312 - André e 9921 6208 - César Braga.

Texto adaptado e retirado do "Blog do Rafael Nemitz"
http://rafaelnemitz.blogspot.com