sábado, 12 de dezembro de 2009

ONDE ESTA SEU PAPAI NOEL?


O ano está quase acabando, passamos por uma Crise Mundial, e o mercado teve seus altos e baixos, isso é verdade. Recessão foi muito usada por alguns setores de nossa economia, mas não podemos ver nunca o copo meio vazio. Na edição anterior referi-me a diferença entre empresário e administrador. Pois bem, agora vamos nos focar um pouco mais nas questões da empresa que você, administrador, coordena.

O Natal está aí, uma época comemorada pelos lojistas de todo o mundo. É onde as pessoas, com seus 13°s, gastam mais do que deveria – Claro que isso é um erro se não administrado da maneira correta, a inadimplência esta aí. – a sua empresa, com certeza, já deve estar toda focada e preparada para essa data. Mas a pergunta é: Os consumidores estão comprando de sua empresa? É bom ressaltar que o consumidor de hoje é o nosso cliente de amanhã. Aquela pessoa que entra na loja uma vez e voltará nas vezes seguintes, tornando-se nossos clientes. A maneira que isso deve acontecer são de situações bem acessíveis ao administrador. Comece com bons preços e uma qualidade confiável, agregue valores a isso com excelente atendimento e boas condições de pagamento, por exemplo. Não se esqueça de sempre ter um diferencial, aquela idéia que te deixa a frente dos demais concorrentes. Um cliente hoje quer ser mimado por uma empresa, é essa a exigência do mercado atual, ele é o fator determinante da empresa falir ou ter sucesso. Mas nessa época o que fazer para que o consumidor venha até você? Simples. Apareça! Use de suas opções de marketing e explore o máximo a visibilidade de sua marca. Mas, antes de fazer isso, saiba onde está o seu cliente e saiba onde podemos encontrar ele. É por rádio? Internet? Jornal? Flyers? Enfim. Não se esqueça também de revisar sua lista de cadastros e mandar um cartãozinho de boas festas a eles, além daqueles cartões que lembram o dia dos aniversários deles e, para aqueles especiais, faça uma ligação também. Preocupação com o cliente nunca é demais, e por falar nisso, aqui vai uma dica. Qual é o site de sua empresa? Tem produtos a venda lá? Espero que sim, muitos estão querendo fazer compras na comodidade de suas casas. Segundo dados do eBit, o aumento de vendas nesse período de Natal será de 22% pela internet. Algo em torno de R$ 10 Bi. Conheça esse mercado chamado e-commerce. Com certeza encontrará consumidores que poderão se tornar seus clientes. Bem-vindo a Era Digital. Use a tecnologia a seu favor. Boas Vendas!


César Braga

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