segunda-feira, 9 de novembro de 2009


RETA FINAL

Para finalizar um ano que começou na Crise e está saindo dela, a estimativa de vendas no comércio deve aumentar em relação ao mesmo periodo do ano passado. Faltam 46 dias para o Natal, data comemorativa do calendário Cristão e para os empresários de todos os ramos, pois é nele que os consumidores "abrem a mão". Mas isso se deve a que? Eis aqui alguns fatores que tentarei mencionar agora:

Psicologicamente a estrutura do consumidor é de seguir certas regrinhas de existência. Primeiro deve alinhar suas necessidades básicas (comer, respirar, dormir...) e após as secundárias ( Vestir bem, sair, festejar, presentear, etc). Em épocas de festividades o consumidor se deixa tomar conta por esse período e consequentemente é facilmente ludibriado pelas promoções que as empresas, oportunamente, oferecem nessas datas. Mesmo o consumidor não precisando necessariamente do produto. Mas fique atento a promoções, os consumidores estão cada vez mais exigentes e informados.

Também temos o lado social, afinal, vivemos em sociedade onde temos familias e outros grupos pertencemos (estudos, trabalho, clubes e afins) onde existe a Tradição. A Tradição de presentear pessoas, de dar aquela lembrancinha aos colegas e amigos.

Enfim, seja qual for o motivo é tempo de fazer com que as vendas compenssem o primeiro trimestre do ano que sempre é fraco, ao menos aqui em nossa cidade que não é litorânea e nem para veranistas. Vamos nos empenhar e se esforçar porque o ano está findando é o momento de dar aquele gás para que todos nós consigamos começar 2010, que será o ano de bonança, com o pé direito e possamos continuar com o planejamento que, tenho certeza, as empresas no qual pertencem já estão em execução.

E como diria o jingle: "Então é Natalllll..."


César Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário