quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PREVIDÊNCIA SOCIAL: BENEFÍCIO OU DOENÇA?

Esse âmbito deveria ser mais analisado por outras pessoas a não ser por políticos, visto que, eles nunca iriam tirar votos deles reduzindo ou simplesmente reestruturando nosso Sistema Previdenciário. Digo isso porque temos alguns dados a meu favor, no que diz respeito ao questionamento desse tema.

Começamos pelo fato de que países desenvolvidos são chamados assim por razões óbvias, ou seja, investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de tecnologias que nos beneficiam em algum fator, seja produtivo ou de produto final (bem), mas seja qual for o investimento o importante é que haja, coisa que não acontece como deveria se analisarmos o PIB.

Previdência Social tem uma fatia de 13% de nosso PIB e Saúde tem apenas 7%. Tecnologia e Informações ocupam a gloriosa última posição do PIB e é assim que continuará, na verdade isso pode mudar. Com o reajuste do PIB o Brasil em 2010 terá uma despesa de R$ 7 Bi a mais do que o já destinado. Estima-se que em 2050 o a fatia para a Previdência Social alcançará os 19%.

Mas como somos parte de uma nação multicultural e sem uma identidade fixa, não podemos pender para um lado apenas - Assim pensam os políticos - Quem tem o poder de alterar essas mudanças não fará porque sabiamente eles tem a conciência de que se tirarmos dinheiro mensal de dezenas de milhões de brasileiros eles irão se revoltar, mas pouco importa pra eles se a Saúde funcionar, se haver mais segurança nas ruas ou se dominarmos tecnologia que nos coloquem como um país em desenvolvimento e não apenas um país ótimo para eventos, como é o que está acontecendo.

Viva a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016!



César Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário