sexta-feira, 7 de maio de 2010



I Semana Literária da Casa do Poeta de Santiago e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura



A nossa Santiago terá a "I Semana Literária", que ocorrerá nos dias 19 a 22 de maio de 2010, na Câmara dos Vereadores de Santiago, com o tema "A literatura santiaguense no Séc XXI".
O evento é aberto ao público, sem fins lucrativos, para quem quiser assistir as palestras e participar da cultura.

Para quem desejar receber o certificado de 25 horas, assinado pela Casa do Poeta e SMEC, terá que realizar a inscrição para a Semana Literária, que custará apenas R$ 10,00 (dez reiais), como taxa administrativa (cobrir os custos do próprio evento).

===

O evento terá palestra com escritores, jornalistas, professores (etc.), ou seja, todos que de alguma forma estejam envolvidos com a escrita. Terá, ainda, 4 (quatro) oficinas culturais, mais a exposição de arte pelos corredores da Câmara e lançamento de livro.
===
Simultaneamente, na parte da tarde da sexta, 21 de maio de 2010, ocorrerá o "I Fórum de Entidades Culturais", com o tema "A cultura santiaguense no Século XXI". As entidades culturais terão o tempo de 10 minutos para a exposição de suas ideias e, também, deverão entregar suas sugestões por escrito, para compor os anais da Semana.
===
Quem quiser maiores informações contate os e-mails: culturasantiago@bol.com.br ou gpasini@ig.com.br
ou pelo telefone (55)3251-1651 (Rodrigo Neres).
Intercâmbistas da França chegarão neste domingo

Conteúdo retirado do Blog: http://rotaractclubterradospoetas.blogspot.com/



Os seis intercâmbistas do Distrito 1740 da França chegarão neste domingo dia 09/05/10 em Santiago. Angelique Coelho, Anne Vilaret, Lauren Tranier, Michael Quinty, Samuel Mathieu, Silvie Brebion terão,de domingo à terça-feira, uma vasta agenda de visitas em nossa cidade:




09/05/10

18h- Chegada a Santiago

18h30min-Coquetel de recepção na Casa da Amizade





10/05/10

08h30min-Reunião na Casa da Amizade

08h40min às 9h-Visita à Rádio Santiago

10h às 11h- Visita à Prefeitura

11h às 11h30min-Visita à Rádio Nova 99

12h às 14h30min- Almoço na Escola Criança Feliz

15h às 16h30min- Visita à Uri Campus

17h às 18h- Workshop na Skill Idiomas

21h- Jantar Festivo no Rotary Club Santiago





11/05/10

9h-Tour pela cidade

12h-Almoço de despedida(Churrascaria do Batista)




"Este intercâmbio do Rotary é para mim uma grande oportunidade de descobrir o Brasil,sua cultura, seu modo de vida, mas acima de tudo, construir relacionamentos, conhecer pessoas com quem podemos partilhar a nossa vida e nossa maneira de aproximação
ao mundo do trabalho!" -Anne Vilaret-

"O intercâmbio será uma boa oportunidade para eu descobrir novas culturas, conhecer novas pessoas e entender melhor o meu trabalho em um contexto diferente. A viagem é uma autêntica aventura humana e também uma oportunidade para eu aprender uma nova língua que eu não sabia até agora: Português" -Samuel Mathieu-.

quinta-feira, 6 de maio de 2010


INVESTIMENTO SEGURO

Investir em imóveis sempre foi uma boa opção, mesmo em períodos conturbados de nossa economia a aplicação de nosso capital em bens imobilizados sempre nos trouxeram bons resultados. Mas atualmente, porque ouve-se tanto falar nesse mercado? Vamos entender um pouco do que tem se passado nesses últimos anos.

Antigamente, na década de 90, o investimento em mercado imobiliário se reduzia a pessoas que haviam economizado toda sua poupança para adquirir um bem. Mas, a economia mudou e subsídios a esse setor aumentou significativamente. Basta analisarmos que para a aquisição da casa própria foi incentivada, de 36 meses para pagar, hoje podemos adquirir um imóvel com prestações em 30 anos.
O Governo tem uma grande participação nisso, através de sua política de financiamento via Caixa Econômica Federal e até mesmo o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Sem comentar a respeito da Crise Mundial, a crise que ninguém mais quer falar nela, foi um fator que alavancou ainda mais esse setor.

Por mais incrível que pareça, com a Crise, o governo reduziu o IPI em vários produtos e começou a incentivar a construção civil. Materiais de construção obtiveram alteração em seu preço final, devido a exigência do governo em repassar as modificações fiscais ao consumidor final.

Para trazer em números os verdadeiros ganhos neste investimento, perguntei a um empreendedor local para saber qual a valorização de um imóvel comprado na planta e revendido depois de pronto. A estimativa que ele me deu foi algo em torno de 35 a 40 por cento. Ou seja, comprando um imóvel para custear o investimento do empreiteiro, o seu retorno em relação a isso é de quase o dobro.

Construção Civil cresce cada vez mais, por conta de tantos auxílios, mas não espere tanto em investiri seu dinheiro em algum bem. Pois, como tudo na vida, há seus altos e baixos e como estamos sorrindo nesse setor, amanhã ou depois, podemos, não perder dinheiro, mas deixarmos de ganhar do que se investiríamos hoje.

Aproveite esta oportunidade, se você tem capital inicial, invista neste setor hoje mesmo, mas tome cuidado, uma dos pontos negativos de se construir hoje é conseguir profissionais competentes e que durem com você até o final da obra. Em Santiago, por exemplo, 100% dos profissionais estão empregados, mas a permanência destes na mesma obra é curta. Sendo assim, a curva da oferta da procura é desproporcional, com profissionais sobrando trabalho, seus serviços são mais caros. Mas não deixe isso intimidar você. Sempre tendo consciência e pesquisando por melhor custo beneficio, você fará um bom empreendimento.



César Braga